Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suas inspirações vem de onde?

Sua inspiração vem de onde?
Outro dia entrei com meu filho de 7 anos em um ateliê lindinho no interior de São Paulo, e estava eu xeretando e me encantando e comentando com ele o quão inspirada eu estava. De repente ele me fala bem baixinho:
_Mamãe por favor não vai querer fazer nada igual porque senão a moça vai falar que você tá copiando.
Ahn? não entendi? Tô levando dura, rsrsrs
Então expliquei para ele que são muitas as pessoas que trabalham com artesanato e que embora realmente seja complicado, acontece de você ter uma idéia muito parecida sem necessariamente copiar, porque oque você faz sempre vai ter a sua marca, o seu jeito, o seu toque.
Dei o exemplo das corujinhas que faço. Vi uma coruja de tecido em uma revista, minha irmã me pediu que fizesse uma para filhinha dela, me propus a fazer, tentei e as 1ªs que até eram mais parecidas com a da revista não ficaram tão legais, mas a medida que fiz a 1ª e gostei, fui fazendo, alterando e me apaixonando...e meu filho mesmo, tinha me dado uma dica para fazer as asas mais para tráz e comprei a idéia, porque veio natural, da cabecinha dele:_ tudo bem ter uma coruja roxa e laranja por exemplo mas nenhuma coruja tem asinhas na frente, porque ela não consegue voar assim...Entende?
Então neste ateliê tinha uma Sra Coruja com as asas muito mais próximas de onde ele acha que tem que ser.
Dai perguntei será que vc copiou daqui?
 _Mas eu nunca vim aqui antes.
Então, se a mamãe já tivesse pronta a coruja que me pediu e ela fosse igual a esta eu não teria copiado, teria?

Busco inspiração em tudo que acho bonito, bacana, que traz algo bom para minha vida. As vezes você olha para uma coisa que estava ali o tempo todo e nunca viu, mas naquele momento você estava inspirada então olha com o coração e vê que pode transformar, que pode fazer.
Outro exemplo uma cliente entrou em contato e me pediu para fazer 'máscara para dormir' para ela dar de lembrancinha de chá de cozinha. Eu nunca tinha feito, mas resolvi tentar. Combinamos que vou fazer alguns modelos para ela poder escolher, durante os testes minha filha já me pediu uma de cupcake e ai meu filho também quer e ai...como o aniversário dele está chegando e ele pediu o tema de pirata e não vou fazer festa...fiz algumas com tecido de caveirinha para dar para alguns (na verdade 2) amiguinhos que irão dormir aqui, junto com um saquinho multi uso que vai servir para guardar no nosso caso 'pijamas'.
Então oque estava tentando dizer é que uma coisa leva a outra e...estou fazendo agora 'máscaras' também.
Quando produzo algo quero fazer o melhor e quero que a pessoa que o receba sinta todo o carinho que tive com aquele trabalho. Uma coisa que preciso aprender é a me valorizar mais, porque quando estou trabalhando sinto tanto prazer em executar que acabo não sabendo como cobrar por algo que para mim não tem preço.

E você oque te inspira?

4 comentários:

  1. Oi Du!
    Criança e mesmo demais,né?
    Adoro qdo eles vem com essas ideias,rsrsr
    Amiga minha inspiração vem de tantas coisas,de fotografias,pessoas,lugares me inspiro muito,nem sempre faço algo da inspiração mas gosto de guardar pois um dia ela sai do papel,beijinhos e rena uma lindavsemana!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Du, missão difícil essa não? Tudo me inspira... cada hora surge uma coisa, mas ver artesanato é o que mais me inspira, e acho que não faz mal copiar, sendo que uma arteira nunca copia tudo igual, porque a gente sempre deixa com um jeitinho nosso, é só dar os creditos de quem ou o que lhe inspirou fazer parecido... Hoje em dia, nada é criado 100%, tudo tem algo do passado, e eu acho isso bacana, pois sempre vamos estar ligados ao nosso passado para chegarmos no futuro! Obrigada pela visita e carinho no blog, eu também ndo deixando a desejar em algumas visitas virtuais, rsss, bjs da Mel

    ResponderExcluir
  3. Lindo post sobre inspiração! E a idéia de valorizar o trabalho, é sempre presente na vida de quem faz artesanato...O bom acabamento, a combinação de cores e estampas, é tudo um conjunto que bate nos olhos e apaixona! Não somos donos de nada, neste mundo virtual, mas colocar o nosso olhar sobre aquilo que te inspirou, fará mesmo com que saia diferente, com a sua cara e o seu jeito...
    Bjnhos, e grata pelo carinhoso recadinho lá no blog...
    Ana

    ResponderExcluir
  4. A minha inspiração vem do amor imenso pela minha filha! AMEI estar aqui no seu blog inspirador!

    ResponderExcluir