Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Volto Já!!!!!!

Vamos a Taubaté dar muitos beijos e abraços bem apertados na Mamy e voltamos já,já.
Segunda visito todas vcs, mas desde já muito obrigada pelo carinho.
Fui......

terça-feira, 26 de abril de 2011

Para Sebastiana, eu...

 "Sou como você me vê. Posso ser leve como a brisa ou forte como uma ventania. Depende de onde e como você me vê passar." (Clarice Lispector)
  
   
Sebastiana Alves da Silva nasceu em Potirendaba-SP no dia 26/04/1931, filha de Avelino e Narcisa.
Nasceu em  uma fazenda de café, como tantas outras crianças cresceu trabalhando na roça de sol a sol e também na chuva, porque na época de colheita não se podia escolher.
Quando menina brincava em seu tempo livre, com os irmãos no quintal, na lama. Subia em árvores, fazia castelos nas nuvens...mas nunca desejou ser princesa. Não conhecia nenhuma, nem nunca tinha ouvido falar.
Quando ficou moça, queria dançar... O tio a levava junto com os irmãos mais velhos nos bailes das fazendas vizinhas, e como dançava.
Passava a semana trabalhando duro para o pai dar permissão de ir no baile que eram sempre aos sábados.
Cintura fina, saia rodada. Chamou a atenção de um moço, muito formoso.
Paixão arrebatadora. O pai não deixava namorar.
Nisso já tinha quase 20 anos, o pai achava que o moço não tinha boa intenção, ia só se aproveitar.
Então...sabe como é, só pensava em namorar, resolveu fugir.
Fugiu para casar. Na verdade foram morar junto, oque naquele tempo...podiam falar.
De Potirendaba direto para Taubaté morar com a sogra. O moço também trabalhava na roça e de volta pra cidade não sabia como sustentar a mulher e agora também o filho que ela estava a esperar. Foi trabalhar na construção civil.
Os anos foram passando e a saudade dos pais e irmãos só aumentando. Queria visitar, certeza que o pai saudoso já teria perdoado. Os tempos eram dificeis e seu 2º filho já estava para nascer.
O marido saiu para trabalhar bem cedinho, mas já de noite e nada de voltar. Nunca voltou. Quem veio avisar do acidente em que morreu soterrado foi um guarda municipal.

Uma peça que o destino pregou. Nada mais lhe restava a não ser voltar para casa dos pais. Então a querida sogra  disse que era melhor esperar o filho nascer antes de viajar e se prontificou a ajudar escrevendo uma carta a familia da moça, avisando do ocorrido e que a filha logo iria voltar.

O 2º filho morreu com 1 ano de idade de desinteria.
Mesmo achando que os pais não tinham respondido a carta por estarem decepcionados  demais, a moça insistiu e pediu para uma amiga que escrevesse pedindo para virem busca-la, a esta altura não tinha dinheiro e na casa da sogra não queria continuar.
A carta voltou pois no endereço informado ninguém sabia dizer onde a familia que ali morava foi parar, tinham se mudado fazia tempo.
Encontrou ajuda na casa de uma senhora muito boa que lhe deu trabalho, casa e comida para ela e o filho.
Ainda muito jovem e bonita encontrou um novo amor.

Casaram , tiveram 10 filhos, passaram por muitos momentos bons e outros tantos  mais ou menos.Foram felizes.
Passaram-se mais de 20 anos. Até que uma de suas filhas resolveu  escrever contando a história da mãe e enviou para a rádio da cidade onde tinha nascido.
E foi assim que...
Um amigo de um dos irmãos ouviu a história contada no rádio e foi contar. Este irmão que sabia que a irmã estava morta achou que era brincadeira, mas como tinha um outro irmão também caminhoneiro que por um acaso estaria passando perto de Taubaté avisou a ele e pediu para que fosse tirar a história a limpo.
Eu devia ter uns 10 anos na época e me lembro de parar uma carreta enorme do outro lado da rua, atravessou um moço e me pediu para chamar minha mãe.
Quando minha mãe viu sentiu o coração apertado sem nem imaginar oque era, então meu tio se apresenta: _Meu nome é Nivaldo e estou procurando uma Sebatiana que pode ser minha irma, mas ela já morreu.
Minha mãe sentou na calçada e não acreditava no que via, nem ouvia (hoje damos muita risada, mas imagina se é jeito de se apresentar).
Passado o susto, muitas lágrimas depois, meu tio entra para conhecer a casa, a familia e até a irmã.
Quando houve este reencontro fazia 15 anos da morte do meu avô e 2 meses da minha avó. Avós que eu nunca tive o prazer de receber um beijo ou um abraço, pais que se mudaram da fazenda depois da tristeza de receber uma carta dizendo que a filha que nunca lhes deu netos, havia morrido num acidente.
Meu avô não se perdoava em não ter aceito o namoro da filha, pois se assim tivesse sido, quem sabe ela não estaria viva.
Este tio que veio ao nosso encontro tinha 2 anos quando minha mãe foi embora. No total de 10 irmãos minha mãe foi reencontrando a familia aos poucos. Viajou um tempo depois para Potirendaba onde tinha um irmão mais velho, outro em São José do rio Preto...e assim foi reecrevendo sua história.
Hoje ela esta completando 80 anos, e como filha não tenho palavras para  dizer tudo oque esta mulher é para mim.
Te amo muito mãe.

Ps.: Este é só um 'causo' como outros. Contados de mãe para filha.

domingo, 24 de abril de 2011

...azul,amarelo e vermelho também.

Feliz Páscoa!!!!
Estou muito feliz hoje com minha familia reunida.
As crianças acharam todos os ovos e vamos passar o dia curtindo oque temos de melhor.

Ps.: Gustavo depois de achar os ovos perguntou:
_Será que tem mais algum escondido?
_Não filho eram só estes 4 mesmo.
_Ah, então ninguém deu mais nenhum ovo para esconder?
_Como assim, quem trouxe os ovos não  foi o coelho?
_Não, não,não. O coelho não compra porque não tem dinheiro, ele é só um simbolo, entende? Quem compra são vcs, ele só esconde.

_Ahn?!

Então tá, são só estes mesmos.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

...coelhinho da Páscoa que cor eles tem...

Ontem pela manhã as crianças pintaram os ovinhos, porque hoje e amanhã eles estarão na casa da vovó, mas, no domingo coloco nossa fotinha aqui para dar Feliz Páscoa a todos.
Este ai de cima são de outros anos que eles vão pintando e eu guardo, todos claro! um ou outro acabam se quebrando, mas, faz parte.
No blog Estimula Kids sempre encontro posts bem legais, a Kelly é pedagoga e entende muito do universo infantil, se interessa pela (boa) formação dos pequenos de uma maneira impar, estou sempre por lá e no post    O que é a Páscoa para você? tem duas histórias além da dela que vale muito a pena ler (mesmo eu sendo suspeita a falar, acredite vale a pena.).
Este ano adorei fazer um coelho a pedido da Rê do Vestido de Rodar  para ser usado no edital de moda da Pin Raw. Foi feito bem rapidinho e fiquei insegura no começo, não tinha muitos tecidos, mas fiz o melhor que pude e o importante é que agradou principalmente as crianças. A foto dos orelhudos é esta ai de baixo, mas no blog tem um vídeo Cool-elho para Vestido de Rodar que está o máximo, vale muito ver.
Para todos que aqui passarem até domingo uma Feliz Páscoa.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Um país se faz com homens e com livros”

Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!
O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.
O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos. Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento"
Fonte: Unesco

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Aqui em casa todo mundo lê. 
Um dos meus preferidos  é "O Pequeno Principe" acho que vou gostar dele pra sempre.
Atualmente estou lendo "A Sombra do Vento" - Carlos Ruiz Zafón
E você lê o que?
Me conta, vamos trocar idéias e conhecimentos?

sábado, 16 de abril de 2011

Tô dodói!!!

Oiê!

Na verdade é só um dedo da mão direita trincado...mas estou de molho até segunda.


Tudo bem, segunda volto e visito todas as amigas que tanto adoro.


Bjs e bom fim de semana.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Catavento Cultural.


Domingo estive no Catavento aqui em São Paulo. Só pela arquitetura já teria valido a pena , ele está localizado no prédio onde era a prefeitura no Palácio das Indústrias ( saiba mais aqui sobre a construção) e faz tempo que estou prometendo as crianças de irmos até lá para conhecer.
Sabe como é, santo de casa...
Eis que neste fim de semana uma blogueira querida veio com as filhas do Rio para Sampa fazer exatamente um passeio cultura/educação/lazer. Adorei. Quando ela me avisou reprogramei tudo para poder acompanha-la.
No sábado ela esteve no Aquário e Oca, lugares que queria também, mas tive que colocar os trabalhos escolares da Me em dia pois esta semana começam as provas (de novo!). Então domingo deu tudo certo. Eba!
A Chris do Inventando com a mamãe é uma super mãe, que com muito carinho faz o possível e mais um pouco para dar boa educação para as filhotas  Ana Luiza  e Sofia.
O passeio foi muito divertido, as fotos comprovam isso.
O Catavento para quem não foi, 'tem que' ir. Vale muito a pena. É um super estimulo para as crianças em idade escolar ou não.
Por exemplo a Melissa viu e experimentou muita coisa que está aprendendo na sala de aula (achou o máximo tocar em um pedaço de meteoro, de verdade!) já o Gustavo ainda não, mas curtiu muito o passeio, tanto que perguntou se podemos ir todo domingo...

Chris e Sofia logo na entrada, aqui Sofia ainda estava tímida...
 

Depois ela foi se soltando...é uma graça de menina, muito inteligente, curiosa...Adoramos conhecê-la.
Gustavo mostrando sua força para levantar Sofia e depois os dois para me levantar...não precisa rir, eles conseguiram, tá?


Melissa e Sofia dentro de uma bolha de sabão? Gustavo e Sofia no espelho na sala Luz e Óptica.

Sofia e Gustavo não cansaram de escalar, pelo menos 4 vezes cada um.
Melissa na Maria Fumaça!

Os três na frente de um avião e depois era para fugir do sol na sombra desta goiabeira, mas...brincadeira não tem hora, nem lugar.

Finalizamos o passeio comendo um sanduiche de 'mortadela' no Mercado Municipal...todos aprovamos o domingo. Queremos mais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Para Sophia, eu fiz assim...com todo (nosso) carinho.

Bom! Já falei algumas vezes (um pouquinho) da queridinha da Sophia (Vestido de Rodar), hoje vim mostrar o mimo que fiz especialmente para ela.
Quando soube que ia conhecê-la, quis fazer alguma coisa. Algo que tivesse um pouco de nós (eu,Mel e Gu seu mais novo fã).
Gosto muito de corujinhas, a tia dela é coruja assumida, então...só podia ser uma corujinha.

Que cor?Será que ela vai gostar?
Criança não tem como enganar se gosta, gosta. Se não, demonstra mesmo, na cara.
Meus filhos acharam linda, já fiz outras com retalhos diversos mas, mesmo assim estava insegura.
Fiz com tecidos que comprei fazia um tempinho e não sabia oque fazer, eles estavam ali, esperando, me olhando, até que!
Para nossa total felicidade: Ela adorou!
Segundo coments da sua tia (coruja) ela dorme abraçada com a corujinha batizada carinhosamente de Lulu...e isso copiando a tal propaganda realmente: não tem preço.
Graças a amada garotinha estou bem motivada a fazer mais e mais.
Sophia linda, abrace, durma, arraste pelo chão esta sua nova amiguinha que isso me dá muita alegria.

Ps1: Quando a titia tirar uma fotinha sua com a Lulu, pede pra ela me mandar que eu coloco aqui. Bjs
Ps2: Gu chama a Sophia carinhosamente de 'Estrela' por causa de uma histórinha que a vovó Fi nos contou.

Quem decide o que?

E se meus sonhos não se realizarem? Tudo bem em ser feliz com a minha vida do jeitinho que ela é mesmo?
Claro que sonhar faz parte da vida, quando eu era pequena sonhava que quando crescesse ia ser ... tanta coisa.
Cresci e as coisas não foram bem do jeito que pensei.
Apesar das fatalidades como a doença e a morte, o desemprego, as desilusões, os amores não correspondidos, a falta de dinheiro essencial a dignidade...podemos decidir deixar tudo como está ou mudar, tentar melhorar, dentro do que podemos.
Não existe uma vida sem problemas, sem dramas ou sem as dores do mundo, mas podemos escolher a felicidade.
Gosto tanto de tantas coisas diferentes, mas já estou bem crescida agora e não posso viver eternamente menina então preciso decidir.
Oque eu sei fazer? Oque eu posso fazer? Oque eu quero realmetne fazer? Sei lá...talvez nunca chegue lá ou talvez o lá agora seja aqui.
Vou começar.

'Dentro de minhas limitações pessoais e de minha condição, eu faço diferença, todos fazemos.' Lya Luft

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SPFW KIDS

Eis que chegou o dia de conhecer a querida Sophia, sobrinha da Re do blog Vestido de Rodar , no desfile da Liten em São Paulo ela não pode vir (desfilou e arrasou só em Florianópolis) mas nesta sexta 01/04 desfilou e encantou pela D.Tonelli aqui em São Paulo.
Esta foto peguei no Vestido de Rodar assim como outras também, se quiserem ver tudo cliquem Aqui

Depois do desfile onde Sophia arrasou mesmo sendo tudo muito grande e novo para ela, nos encontramos e Sophia estava linda vestindo Liten (lembram que disse que a coleção estava MA-RA-VI-LHO-SA)

Ah, esta foto eu pesquei no Colacorelinha ,é que a querida da Má Stump estava lá e ficou orgulhosa de ver a Melissa usando a casquete feita por ela.

Também estavam lá Talitah Liten , Ju (mãe da querida Sophia e que escreve muito bem)Meu Mundo de Sophia, Rê (Linda)Vestido de Rodar, Dani Criança bem vestida ,Sophia (querida), Má Stump Colacorelinha , Melissa (filhota), Monise Tomate Cereja .
Para ter noção eu e a Monise que estamos na mesma foto em lados contrários não nos conhecemos, não acreditei nisso. Só quando vi no Vestido é que percebi. Mas também vamos combinar, tava muito bom, e falamos com muita gente só que não dava para parar e dizer: _ Prazer sou fulana, do blog tal...rsrsrs, nada a ver né.
Fica para a próxima, fazer oque vamos nos reunir de novo,e de novo...Rê já sabe tem que voltar logo tá?!!!
Um dos stands que amei foi da Love Blankie. É um espaço que oferece cursos com máquina de costura para crianças. As aulas acontecem em um charmoso espaço na Vila Nova Conceição.Não conheço pessoalmente, estou repetindo oque li no folder, mas acredito. Porque o stand estava uma fofura, me apaixonei.
Foi o 1º que a Melissa quis participar e saiu de lá toda, toda, com uma bolsa amarrada com o laço que costurou.
Lá tem um salãozinho exclusivo dedicado a festas em formato petit comitê, para até 12 crianças. No 'Aniversário com costura' a aniversariante e suas convidadas divertem-se entre maquininhas de costura, bolo, cupcakes e muito mais. Na saída da festa, tem surpresa!
Deve ser tudo de bom...
Até o Gustavo quis costurar, ficou super timido mas quando viu outros meninos criou coragem.
Agora quem sabe eu também desencanto e começo a costurar de verdade.

domingo, 3 de abril de 2011

Afinal, para que serve o tempo?

Nada melhor que ter tempo para mim mesma, para curtir a família, para cultivar novas e velhas amizades...mas as vezes parece injusto o dia ter apenas 24 horas.
O blog é uma das coisas que estou curtindo neste momento da vida, aqui sinto um grande prazer em conhecer as pessoas que me visitam, em compartilhar situações cotidianas enfim. Mas para ser prazeroso, é preciso que se tenha tempo.
A solução no meu caso se resume em organização, pois a falta dela me causa oque passei esta semana: caos total.
Quando me organizo me sinto muto leve, consigo visualizar melhor o problema e pensar numa solução. O difícil para mim é manter esta organização diariamente. Mas vou tentar.
Começo de mês é ótimo para programações, então decidi que vou seguir uma rotina ' organizada', vou tentar me disciplinar.
Disciplina era esta a palavra que eu procurava, tudo na vida precisa ter disciplina. Não é preciso levar a 'ferro e fogo' mas preciso de ordem pois já está provado que no caos eu consigo sobreviver, mas quero mais, quero usufruir os prazeres da vida (todos os possiveis para mim), quero viver.
Me surgiu este tema sobre o tempo pois esta semana estive em alguns lugares onde era preciso fila para tudo. Bem, o respeito a fila anda desaparecendo.Ninguém espera os outros saírem para poder entrar, vão empurrando,amassando.É uma loucura.
Mesmo na área de lazer as pessoas estão cada vez com mais pressa. No restaurante ficam olhando de cara feia para o atendente quando a bebida demora para chegar, e mal fazem o pedido do prato já começam a contabilizar o tempo de preparação, não podem perder tempo.
E a vida com tantas informações, compromissos, nos leva a correr. De repente perdendo a oportunidade de conversar um pouco mais com aquele vizinho que só encontramos no elevador, na hora em que vamos levar as crianças para escola e que só queria desabafar ou jogar conversa fora, quem sabe se tornar seu novo amigo...
Estou sempre em cima da hora (para não dizer atrasada), sei que para certos compromissos é necessário correr, mas também precisamos de mais calma para encontrarmos paz, para encontrarmos nós mesmos.