Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Um país se faz com homens e com livros”

Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!
O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.
O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos. Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento"
Fonte: Unesco

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Aqui em casa todo mundo lê. 
Um dos meus preferidos  é "O Pequeno Principe" acho que vou gostar dele pra sempre.
Atualmente estou lendo "A Sombra do Vento" - Carlos Ruiz Zafón
E você lê o que?
Me conta, vamos trocar idéias e conhecimentos?

21 comentários:

  1. Oi,
    boa sorte para você no sorteio!
    já estou aqui no seu blog tb, mto legal!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Du,amiga lindo o texto,aqui tbm lemos muito,se não for livro lemos tudo,revista,jornal e tudo que tenha escrita...me fala uma coisa,ainda não li o pequeno principe,mas tenho uma amiga que amo esse livro,eu sempre achei que fosse para criança,mas agora vc dizendo que amou,vou ver se leio...beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. A me esqueci de falar que o blog esta lindo!

    ResponderExcluir
  4. Amiga linda, tô com saudades de ti..quero um abraço seu e dos 2 amados..own...e o dedo como tá? Vai lá ver o editorial no blog? Tem que assistir o making off, seus coelhos arrasam...rsrs..não conseguimos colocar no cenário, mas aparecem bastante no video e no editorial da mesa..vou te mandar mais fotos tá? beijosssssss, Re

    ResponderExcluir
  5. Du querida
    Vc melhorou?!
    Querida, eu AMO ler e leio sempre e muito. Todos aqui gostamos.
    Ainda nao li este livro, é bom?!
    Estou amando Mil Dias em Veneza.
    Adorei o post!!
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda!
    Seus comentários estão lá bonitinhos para serem aprovados rs:)
    Sabe o que acontece? Não tô dando conta de retribuir as visitas, então para não me perder, vou moderando conforme vou visitando rs.
    O Gi chegou da escola hoje falando que era o dia da literatura infantil. EU não sabia.
    Aqui em casa todos lemos muito. EU estou com 4 livros na cabeceira e estou esperando chegar o do Círculo do Livro. O livro atual que estou lendo chama-se A Trégua de Mario Benedetti, e é um livro interessante, de simples leitura, mas que cativa pq é escrito em forma de diário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, e obrigada pelo comentário lindo e por ser minha fã:)
    Fico lisonjeada!
    Outro beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Du, nós amamos ler.
    Eu ia fazer um post em homenagem a esse dia mas pintou uma outra situação que eu não resisti e poste. Mudei omeu planejamento. Mas também, depois do seu post nem preciso falar mais nada.
    Eu estou ledo Sara Sem Siclicone, a Ana Luiza Garota Americana e para Sofia acabei deler O caso do pote quebrado.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Du.. os ovos!!!!
    Vc acredita que eu nunca pintei os ovos com ela??? Sua idéia foi incrível!!!!
    Adorei essa de cozinhar os ovos mas vou mesmo ficar com dó de quebrar a casca depois...hahahaha!!!
    Vamos pintar os ovos esse ano!
    Depois posto as fotos, tá?
    Beijos!!!
    Melhorou???

    ResponderExcluir
  10. Oi passei para conhecer e já estou seguindo. Muito legal teu blog, quando tiver um tempo passa no meu blog, eu sou a Nivia do blog tecidinho, abração e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler, minha filha também gosta.
    Adorei o post!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Du,
    adorei o seu visual da sua casa! Ficou lindo!

    Eu gosto muito de ler, teve uma época que lia muito, muito mesmo, mas a faculdade começou a apertar, apareceu a tal da monografia e tive que deixar a leitura de lado.
    Atualmente, como estou estudando para concursos, não conseguiu 'encaixar' outros livros na minha rotina, mas quero muito fazer isso.

    Abraços,
    Carol
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dulci!

    Vim retribuir sua visita e a agradecer pela participação no sorteio da coelhinha... não foi dessa vez, mas tenho ideia de fazer outros sorteios.. quem sabe na próxima, né? =D

    Já estou te seguindo, então sempre me verá por aqui!

    Beijos e ótima Páscoa!

    ResponderExcluir
  14. Leitura desperta a imaginação das pessoas e não é como os filmes que entregam pronto.
    Se todo mundo tivesse o habito de ler... neh?
    Eu gosto muito... principalmente uma leiturinha básica antes de dormir... tem livros que já li em uma tarde... quando era adolescente adorava Sidney Sheldon... heheh...
    Vou ler muito para meu bebê....
    Semana passada foi muito corrida, quando vou pro Sul tenho que montar uma agenda de minutos de compromisso... hehhe amo tudo isso!
    bjocasss
    Dani

    ResponderExcluir
  15. Oi Du! obrigada pela visita e pelo comentario la no blog! Portas abertas para vc aparecer,viu!! ;-)
    Olha,eu adoro o pequeno principe..li pela 1ª vez eu devia ter uns 8 anos..e depois perdi a conta de quantas vezes mais...Acho que a maior missão que quem é mãe tem hj em dia é tirar o filho da frente do computador e por um livro nas mãos deles..Na minha infancia eu era frequentadora assidua da biblioteca da escola...quero muito que meu filho siga o mesmo caminho!!
    Beijos e boa semana!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  16. Olá, que bacana este post. adoro ler tudo, até bula de remédio, hehe. Um livro que não parei de ler antes de acabar foi O Caçador de Pipas, achei extremamente emocionante. Detestei o filme. Mas o livro eu li mais de 1 vez.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Du!!!
    Eu vou estar em SP no feriado e vou encontrar com a Priscila do blog Minha Casa, Minha Vida - http://priscilla-araujo.blogspot.com/ no sábado as 14:00 hs na Maria Louca. Se vc estiver em SP aparece por lá .Quero te ver de novo :)
    Beijos e Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  18. OI Du, concordo com vc no quesito das joias sustentaveis....é pura arte....o difícil é colocar preços nelas...
    Eu concordo com vc na postagem acima...mesmo com anta tecnologia...eu tbm prefiro manuseá-los..revistas e livros pra mim somente em tempo real nas minhas mãos...
    Bjos e uma maravilhosa Páscoa á vc...

    ResponderExcluir
  19. Aqui em casa todo mundo também lê! ^^
    Uns lêem mais, outros menos.
    Gosto de ler tudo quanto é tipo de livro! Adooooro os infantis! Mesmo mesmo! E as ilustrações sempre me chamam atenção! :)
    Tenho vários livros do coração de quando era mais nova! Que idade têm seus pequenos?? ^^

    Leio com prazer os da faculdade e os de literatura que vivo comprando em promoção (mas, parei com isso porque está acumulando! :P).

    Haaaa... a pipoca não deixa aquele cheiro artificial de pipoca de microondas não! Fica igual o cheiro de pipoca de panela! Falei agora e me deu até vontade de comer! Acho que já já dou uma escapulida daqui e vou lá na cozinha preparar! :)

    Muuuito obrigada pelos parabéns! Agora posso ir a las vegas e entrar em cassinos! Não que vá fazer isso, mas a lei já permite! :P

    Beijinhos!
    ;*

    ResponderExcluir
  20. Olá Du tudo bem?
    Vim retribuir a visita e conhcer seu cantinho. Ai que achei tão aconchegante que resolvi ficar.Por isso me tornei seguidora.

    Vou tirar um descanso, vou viajar, assim que voltar corro aqui para fazer uma visitinha.
    bjs e Feliz Páscoa fika com Deus!
    http://ursulinodecor.blogspot.com
    obrigada pla divulgação do sorteio

    ResponderExcluir