Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pé de Nabo

Ser assim é uma delícia
Desse jeito que eu sou
De outro jeito dá preguiça
Sou assim pronto e acabou.
(Palavra Cantada- Pé de Nabo)


Todos os dias eram assim e aparentemente não havia por que se preocupar com aquela tranqüila menininha, que mal se mexia em sua cadeira. Mas o que a professora não sabia era que por debaixo da antiga carteira escolar de madeira escura, inteiriça, um par de pezinhos balançava irrequieto, na mesma velocidade dos pensamentos de sua dona, que... ”...adoraria estar cavalgando sobre aquela nuvem.
Ela parece um camelo do deserto. Ou seria um dro... um dromedário... Ah, não sei! Mas um tem duas corcundas, outro tem uma. O daquela nuvem só tem uma, E deve ser bem macia, tipo algodão... e eu veria tudo pequenino lá de cima...”. Então seus olhos captaram algo dourado movendo-se por sobre o muro da escola, lá embaixo. ”Nossa! Nunca vi um gato tão gordo! E amarelo! E lindo! Parece o Pikachu! Como naquele episódio em que ele pulava a cerca...”(trecho do livro Mentes Inquietas)
(Estes quadros ela pintou em 2006 tinha 4anos, hoje eles decoram o quarto da priminha)

Fui procurar ajuda para minha filha e acabei descobrindo que não é hereditário mas se fosse teria herdado de mim.
Relatando minha rotina e alguns fatos da minha vida me vi na minha filha e a vi em mim.
Estamos nesse processo já a algum tempo e depois de fonoaudiologa, neuropediatra, psicopedagoga, professora, homeopata, psico terapeuta, pediatra, otorrinolaringologista não chegamos a lugar algum.
Tudo começou no jardim da infância, hoje no 4ºano tem mais cobranças e graças a professora dela que me chamou para conversar e esta apoiando muito para que não baixe sua auto-estima, estamos aprendendo.
Se fosse seguir a risca todas as indicações a agenda da Melissa seria tão cheia de atividades que ela não teria tempo para dormir.
Nada é por acaso. Essa dificuldade de socialização, as notas, o desempenho na Educação Física, a ansiedade pelo aniversário (em setembro), os projetos da loja que vai ter assim que ficar adulta tudo no papel, cada detalhe, oque vai vender e em que vitrine vai expor...
Ás vezes tudo oque precisamos é de dar tempo para o ócio. O ócio pode ser muito criativo.
Postei anteriormente sobre TDA e li o livro e quero continuar pesquisando o assunto.
Minha filha precisa que eu entenda oque se passa com ela e a respeite.
E eu também.

12 comentários:

  1. Du muito legal falar sobre esse assunto... e ainda: a Melissa é linda!!!
    Bjs da Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi Du!
    Vc não está sozinha nessa. Tem muitas amigas blogueiras que passam pela mesma situação. Não sei se vc conhece a Roberta do http://eissoeglamour.blogspot.com/, ela é o filho são TDAH e ela entende muito do assunto, se precisar converse com ela, vcs podem trocar figurinhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Fabiana, você pode trocar informações com varias blogueiras que passam pela mesma situação.
    Obrigada pelo carinho constante lá no blog.
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Du
    Lindo o seu depoimento. E é geralmente quando se está de perto de uma patologia que a gente começa a estudar tudo a respeito. E vc está certíssima, pois a troca de experiências e práticas pode te ajudar muito, com sua filhinha.
    Mas não seria isso um distúrbio muito comum na infância? Pensei que fosse! De qualquer jeito, quanto mais cedo vc porocurar ajuda, melhor será para que ela tenha sua vidinha normalizada.
    Minha amiga linda, não desanime nunca e logo, logo essa lourinha linda vai ter conseguido superar esse problema.
    Um beijo enorme na bochecha dela e já passei a ser sua fã (sua e dela). Parabéns pea coragem! Beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  5. Oi Du,
    adorei o seu depoimento. Respeito é fundamental.
    OS quadros são lindos. Que talento a Melissa tem. Ela já está aceitando encomenda ou só quando abrir a loja?
    Parabéns pela dedicação, pelo cuidado, pelo carinho e assima de tudo pela coragem e garra para encarar a situação de frente e buscar o melhor caminho para todos vocÊs.

    Ah, muito obrigada pela força lá no concurso cultural.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OI Du,
    Não li este livro "Mentes Inquietas", mas achei interessante o título e a explanação que vc fez. Sua filha tem TDA? Acho que todos nós temos em uma determinada época de nossa vida, alguns em maior ou menor grau. Sorte vc ter notado e ter tomado as rédeas da situação.
    Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Du, que coisa heim?
    Li os dois posts!
    Não sabia... não tinha lido nada a respeito ainda...
    Mas vou ficar atenta a seus post, para me inteirar do andamento com sua filhota.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Du,
    só o fato de você apoiar a Melissa já é uma grande vitória tanto para você como para ela.
    Tenho certeza de que essa é só uma pedrinha no caminho e que juntas, vocês duas, irão crescer tanto!
    Parabéns por ser essa mãe tão especial e dedicada como é!
    E estamos todas torcendo por vocês e aguardando postagens tão emocionantes como essa!

    Abraços,
    Carol
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Du, agora entendi seu comentario la no meu blog. A Melissa tem Tda? Lembre-se sempre que Deus da os maiores desafios às pessoas mais capacitadas. Voce ja demonstrou que é sabia e carinhosa o bastante pra dar conta da situação. Ja foi pesquisar, pra poder entender e aceitar, o que é mais importante pra sua filha: saber que é amada. Não se preocupe não, isso vai se tornar uma qualidade logo, logo,...com certeza. Se precisar de algo, é só chamar. Bj

    ResponderExcluir
  10. Você é muito sabia...tem toda a razão, terapias, psicoterapias, tratamento disso e daquilo ajuda, claro que sim..mas ter a compreensão global, muito amor, carinho, compreensão e acima de tudo, respeito ao limite e tempo de cada um é essencial, é grandioso..te admiro demais como mãe, fico aqui de longe acompanhando, preocupada, sofro com vocês, conheço a Mel, pouco, mas o bastante para sofrer por e com ela, pois é uma garotinha meiga, de ouro, linda por dentro e por fora..queria tanto poder ajudar...amo vocês. beijo no coração. Re

    ResponderExcluir
  11. Oi, mamãe linda!!
    Nem sei o que te dizer, sabia? Aliás... você é tão sábia e tão preparada que não há nada pra dizer.. só me resta te admirar e aprender...
    Dá muitos beijos na Mel e no Gu por mim?
    Tem selinho pra vc lá no blog, viu?
    Saudades...
    Bjs,
    Ju.

    ResponderExcluir
  12. Oi Du!! Cheguei!!! rsss, Li seu comentário lá no blog, menina, se tem uma coisa que entendo, é o tal desse TDAH RSSS, inclusive, em agosto vai ter um congresso excelente no Rio, para profissionais e portadores, eu e meu marido estamos indo, vai ser dia 5 e 6, nao lembro o site, mas é só fuxicar Congresso internacional tdah no google, que aparece!! Bem, eu era a esquisita, não que os outros me achassem tão esquisita assim, mas eu é que nunca me sentia adequada em lugar ou em situação alguma!! Já com meu filho, foi bem óbvio, com 2 anos eu já tinha quase certeza, com 3 foi o primeiro suposto( porque nessa idade não se bate o martelo prá nenhum transtorno!!), mas era tão claro que as coisas foram sempre caminhando nesse sentido, hoje ele tem 9, tem como comorbidade, Sindrome de Asperger e Du, não é fácil, mas é possivel viver bem, basta ser bem orientado, escolher uma escola que aceite o desafio de lutar JUNTO com vc nesse caminho e ser totalmente honesta consigo acima de tudo!! Não é possível por uma placa explicativa pendurada no menino prá que as pessoas entendam o porque de certos comportamentos, mas a gente jamais pode se intimidar, porque amiga, já pediram delicadamente prá tira-lo da natação, yoga, teatro, música....já ouvi barbaridades e claro que sofri, mas ele, e sua filha tb, são crianças especiais e vale reforçar isso prá eles de forma positiva sempre, nunca como um impedimento prá qualquer coisa, sempre como um plus a incrivel personalidade deles!! Bem eu sou a tipica tdah, vide o tamanho do comentário kkkkk, beijocas e quando quiser, chama!

    ResponderExcluir