Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como explicar para uma criança que o mundo não é cor de rosa?

Como aceitar que geramos um anjo?Mais ainda, como ter a generosidade suprema de dividi-lo com o resto do mundo? Dividi-lo com pessoas que você nunca viu?...Queremos que nossos filhos vivam debaixo de nossas asas, que pensem como nós e, ao crescer, fiquem ricos, famosos e felizes para sempre.(Lucinha Araújo)
Esta é a minha Melissa, doce, inocente e linda. Quando nasceu chamou a atenção no berçario pois era o maior bebê naquele dia, nasceu loirissima e com bochechas cor de rosa.Todos sem excessões admiraram a Melissa no berçario.Foi crescendo igualmente admirada.
Bom o fato é que cresceu saudável e inteligente mas, isto não bastou para muitos que diziam que o cabelo escureceu, estava acima do peso ou a pele não estava assim tão boa...minha pequena foi ganhando seu espaço e conquistando, mas, na civilização existem pessoas más e não pude evitar seu contato.
Como explicar para uma criança que o mundo não é cor de rosa e ás vezes quando menos esperamos podemos ser magoados por aqueles que escolhemos para serem nossos 'amigos',quem mais gostamos.
Melissa adora comer, sempre tenta se conter mas come de tudo um pouco, claro que prefere brigadeiro do que pepinos, mas faz exercicios, como toda criança saudável corre o tempo todo...
Desde que entrou no colégio é chamada de gordinha e suas carinhosas derivações.Sempre conversei com ela sobre e foi passando, as professoras sempre ficaram do seu lado...
 Ela é grande, e seu peso está sim acima do esperado, mas não é obesa. Desde ano passado me implora para fazer jazz com as 'amigas' e embora sua coordenação precise ser muito trabalhada.Tudo dentro do normal.
Semana passada a 'melhor amiga' (para ela) disse que ela não podia fazer jazz porque era muito gorda e ia amassar as outras meninas se caisse em cima delas...Quando cheguei na escola, minha filha estava no canto da quadra me esperando para contar.Fazia tempo que não acontecia nada parecido.Uma vez outra 'amiga' no dia do brinquedo queria ficar com a boneca dela e disse que ela não poderia ser a Barbie nunca pois era muito gorda!Meus olhos se encheram de lágrimas e não conseguia pensar.
Minha vontade era de esganar a pobre menina, que minha filha sem ver maldade continua dizendo que é a melhor amiga.Bom...
Expliquei que ninguém tinha o direito de dizer oque ela pode ou não fazer (a não ser eu) e que ela deveria entrar na sala e fazer o melhor para todo mundo ficar de queixo caido com o talento que Deus lhe deu. Meio que funcionou pois embora triste ela enxugou as lágrimas (que me cortava o coração) e foi para aula.
Fiquei em pé na porta da sala assistindo a aula e não desgrudei os olhos da minha filha, vez ou outra não pude evitar alguns fuzilamentos nas outras meninas.
Acabada a aula falei com a professora para tomar providências, falei também com a coordenadora e com a Pro de sala de aula(normal).Disse que não vou admitir que prejudiquem a auto-estima da minha querida e blábláblá.
Na verdade este é um desabafo e um pedido de ajuda também. Oque eu devo fazer? Falar com quem? Como explicar para Melissa que se o corpo dela é assim tudo bem e as pessoaas vão ter que gostar dela independente do quanto ela pesa.
O problema é que ela tem 9 e está no 4ºano. Não pode esperar porque um dia tudo vai passar, tem que acontecer agora?
Depois disso a Pro da sala de aula normal fez um debate para falar de respeito e meu medo se confirmou, quando foi sua vez de comentar a Melissa disse que ficava muito triste quando a chamam de 'gorda' e não deixam que ela entre na brincadeira...Oque eu posso fazer além de chorar.
Por favor se puderem ajudar.

Bjs sempre.

29 comentários:

  1. Isso é bullyng é lamentável isso occorrer na escola, um lugar de formação.Mas, sabe o que fico pensando crianças que praticam bulling geralmente aprende isso em casa, com os próprios pais. A sugestão é que você converse com sua filha e talvez procure a ajuda de um profissional para ajudar.
    Beijosssss
    @Brunamotablog
    Blog Woman Chic (http://wonanchic.blogspot.com/)
    e seja bem vinda ao meu blog

    ResponderExcluir
  2. Du,isso é uma vergonha, uma crueldade,porque esta princesa está perdendo um tempo precioso que não vai voltar. Conheço cças que ficam depressivas, um absurdo! Não sei oque pode fazer mas não pode deixar que aconteça, vcs precisam de ajuda. Porque como mãe imagino o que está sofrendo. Não espere. A Melissa é linda e vcs não merecem.Estou aqui, viu?!No mundo atual não pode ter espaço para preconceitos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Du,
    Tbm tenho um problema parecido com o seu, meu filho mais novo tbm é bem fofinho, come de tudo e come bem. Adora frutas e verduras, mas é bem fofinho. E é dificil de lidar com essa situação, ainda mais que ele tem 12 anos, fica mais dificil... mas sempre brinco com ele e tento levar tudo na brincadeira, mas as pessoas não tem limites e acham que sinonimo de beleza e saúde é ser magro, ele ja passou por muita coisa, no ano passado mesmo fui buscar ele na escola varias e varias vezes, pq estava passando mau. Sempre ficava de olho mas, ele nunca dizia nada, e os profs tbm falavam que não viam nada, mas mãe é mãe sabe qdo uma coisa esta errada né?
    Mas tarde muito mais tarde ele me falou que as crianças implicavam com ele por ele ser fofinho...
    E até hoje ainda falam pra ele, mas ele ja aprendeu a rir e a não sofrer pela situação. Acho que os maoires culpados disto tudo são os pais, pois a educação se começa em casa. Se temos pais maus educados o que será destes filhos???
    Bjs...
    Fique com Deus!!!
    Ah! Tbm estou te seguindo...

    ResponderExcluir
  4. Duuuuuu... me cortou o coração!!! Concordo com a Bruna quando disse que isso so pode vir dos pais. Precisamos entender as diferenças desde criança porque Deus não fez uma forma com um padrão e todos aqueles que fogem ao padrão precisam ser castigados, muito pelo contrário, somos feitos em forma unica milimetricamente calculada e escolhida com o amor, o amor de Deus!!!

    O meu marido passou pelo mesmo que a Melissa está enfrentando, ele sempre foi gordinho e tinha os mamilos salientes e sofria o pior do bullyng com apelidos como "Bola 7" e "Sutiã" (horrivel né?) já me contou inúmeras vezes como ele foi criando uma fobia social, tinha muita vergonha de estar em lugares públicos, evitava e tinha pânico de encontrar conhecidos...agora tudo esta resolvido mas ele sempre fala da importância de ter feito um tratamento com alguns psicoterapeuta pelo auto conhecido, para entender que nada nem ninguem tem o direito de ditar regras de aparências... para a insegurança ir embora e ele ter crescido um menino cheio de amor em si mesmo, sendo gordo ou magro!!! Ele acabou encontrando essas respostas sozinho...

    Conheci o wal gordinho e te digo que ele foi o homem mais lindo que já cruzei na vida! Bate de 1000 em muito saradão porque tem a alma leve, um sorriso estampado no rosto, alegria nata, me ensina todos os dias sobre o poder de ter alegria no coração!!!

    Du, desejo do fundo do coração que a Melissa entenda o quanto ela é especial e o quanto essa menina (falsa melhor amiga)é infeliz por ser preconceituosa!!!

    Beijinhos com muito carinho...da nova amiga (das 29)

    Vane Aguiar
    www.cabiveiseincabiveis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oieeee, primeira por aqui... Poxa esse blog é maravilhoso, to encantada... To seguindooo aki pq ameiii, claro!!! Enfim, gostaria de receber uma visita sua lá no meu cantinho... adoro fazer novas amizades nesse mundinho virtual. Será que vc pode me dar uma forcinha e me seguir tbm...
    Ó, desde já agradeço por me propiciar a beleza do seu blog. A Melissinha é lindaaaaaaa
    Uma bjk no seu coração
    Vanessa Ramos
    www.maquiagemehtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que dificil, realmente não sei o que dizer, ou melhor não deixe a autoestima dela cair.
    Isto é o mais importante, sei que é dificil.
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Percebo em você uma baita mãe, além de terapia vc estar sendo do lado mostrando para a Melissa como ela é especial, como deve se bastar já é de grande valia!!!
    Uma crueldade o que estão fazendo com ela!!!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh, esquecio de elogiar... VOCÊ ESCREVE MUITO BEEEEMMMMM!!!! Seu blog ta uma delicia de parar e ficar!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, muito interessante seu blog.
    Ja estou te seguindo. dpois passa la no meu.
    Bjs!
    http://cantinhodabt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Du,
    a Melissa é linda. Algumas crianças são muito cruéis mesmo.
    Só em vocÊ estar ao lado dela ach que já é um tremendo apoio.
    Contar com a ajuda da escola e pedir que ela aborde o assunto de respeito as diferenças é fundamental. Na escola da minha filha, quando teve um caso parecido, a escola lidou com trablhos com filmes, livros e palestras faznedo um entrelace das matérias. Foi muito legal e surtiu um efeito excelente.

    Ah, esses encontros são bons demais. Quem sabe não rola um em Sampa, né?

    Chris
    beijos
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Du..gostaria de agradecer de ♥ a visitinha lá no blog..e te dizer que a sua filha deve ser a mais bela da escola eu estou encantada,depois dá uma voltinha lá no blog que vc vai entender..eu tenho duas princesas uma é bem magrinha (Já lutei contra o complexo de magreza mas já passou) e a outra era como a sua fofíssima mas muito feliz porque vc tem de explicar a ela que ninguém é igual a ninguém cada um tem o seu biotipo e ela enquanto criança está no padrão de uma menina perfeita pra idade dela e com o passar do tempo ela irá mudar, a minha brunna era assim eu morro de saudades de apertar as bochechas dela hoje com 18 anos é um mulherão desenvolveu mais que as outras meninas..tem um namorado lindo dos olhos verdes um namorado que muitos aqui queriam ter, apaixonado por ela..eu sempre a elogiei e confesso já passei por díficeis momentos também quando ela tinha 10 anos se achava feia e gorda chorava mas eu nunca desisti de falar que ela que era linda e que eu a amava do jeito que Deus a mandou pra mim,pedia pra olhar p os braços ,as pernas e lembrava ela que muitos não tinham o que deus deu pra ela..hoje ela entendeu o recado é super vaidosa..não tem cinturinha de pilão mas é um mulherão com um corpo de chamar atenção por onde passa..a auto estima dela está muito bem..já está na faculdade e muito muito feliz!Você vai ver isso tudo passa e o melhor de tudo é que a sua filha tem uma mãe que cuida e preocupa com ela e está disposta a ajudá-la.Minha linda o amor supera tudo!Eu já fui professora de jardim de infancia e sei o quanto tem criança mal educada por aí ,fala pra ela não ficar triste não..vai ver é uma pitadinha de ciúme de uma criança mal educada e birrenta..pede para ela brincar com outras coleguinhas e nunca comentem perto dela o fato logo ela esqueçe e a vida é assim todos nós passamos por isso se não é por um motivo ,será por outro..fala pra melissa que eu acho ela linda uma princesa e mostra a brunna lá pra ela e diz que ela irá ficar linda igual a Brunna!(ou mais porque já é )
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. É esse é um problema bem sério e corriqueiro nas escolas, bullyng é cruel e é difícil controlar, sugiro que vc tente fortalecer a sua filha com ajuda do serviço de orientação escolar, (SOE)com
    psicopedagoga.
    Adorei a visita,
    beijinho,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  13. Oi Du. Muito obrigada pela visitinha lá no blog da Tomate. Teremos outros eventos mais pra frente e haverá oportunidade de você participar e trazer seus filhos.
    Já estamos seguindo você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Du

    Que texto lindo! Parabéns.
    Adorei seu blog e já estou seguindo. Vou aguardar a sua visita lá no meu bloguito.
    Está rolando um SORTEIO lá e gostaria muito que vc participasse.

    Bjoooooooooooooooo..................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Du, primeiramente quero agradecer sua presença e seus comentários tão carinhos lá no Fioritura, seja sempre bem vinda!

    Sobre o que tem acontecido com a Melissa... É muito triste como as crianças tem sido educadas nos dias de hoje, não estão aprendendo a valorizar o próximo, os ideais estão todos distorcido.
    Limitações todos nós temos, todos sem exceção!
    A Melissa tem sorte de ter uma mãe como vc que está ao lado dela, que a apoia, que a valoriza, que a faz se sentir forte!
    A opinião de minoria não é a opinião de todos, não é verdade, veja o exemplo:
    Minha caçula estava vendo a foto de sua Melissa e disse: "_Eu não acho ela gorda, ela é bonita PACARACA!!!"
    Muito boa sorte nessa empreitada!
    Adorei seu Theodoro, é uma graça!!
    Que Deus continue abençoando sua familia linda!!!
    Um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  16. Oi Du.
    Acho que para uma mãe, isso deve sangrar o coração. Tenho três filhos e acho que tomaria a mesma postura que você tomou.
    Nessas horas a gente vê como existe crueldade nesse mundo.
    Mas, vou dar minha cara a tapa aqui e talvez você e todos os demais me fuzilem pela minha sinceridade e desde já peço desculpas. Além de fazer o que você fez, iria um pouco mais além e digo o motivo: a Melissa é uma criança linda, isso é fato. E o preconceito que ela está sofrendo só tende a piorar com a idade, fazendo muito mal à ela, esse também é outro fato. Cruel, mas verdadeiro nesse mundo. Então Du, procure o quanto antes ajuda de especialistas como um nutrólogo ou um endocrinologiosta. Corte o mal pela raiz enquanto a Melissa é pequena. Isso será muito mais fácil agora do que depois, na adolescência.
    Mais uma vez desculpe se fui direta, não estou aqui mostrando preconceito nenhum. Eu, no papel de mãe, faria isso. É claro que, de uma forma lenta e saudável. Não iria simplesmente eliminar todas as delícias do cardápio da sua anjinha, nada disso. Mas olhe por esse prisma que te mostrei, olhe a querida Melissa daqui a 10 anos e todo o sofrimento que você poderá eliminar?
    Por favor, me desculpe se não me fiz entender do jeito que eu gostaria. Mas falei o que penso, até porque tenho uma amiga que enfrentou o mesmo preconceito e deu a volta por cima, da forma que eu te falei.
    Beijos,
    Helck

    ResponderExcluir
  17. Olá Du

    Adorei a sua visita, obrigada. Vou contar uma novidade em primeira mão. Logo teremos uma grande surpresa lá no bloguito para as seguidoras. E é uma coisa que as mulheres adoram fique ligada durante os próximos 15 dias...

    Bjoooooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Du!

    Vim agradecer sua visitinha ao cola! Seja sempre muito bem vinda! Adorei o comentário carinhoso!

    Que mocinha mais bonita a sua filha! Uma graça!

    Um beijo,

    Ma Stump
    www.colacorelinha.com

    ResponderExcluir
  19. Lembra que ta me devendo corujinhas,coloridas,feitas para mim com amor?É fds segunda te pego. To indo viajar.
    Bjs,bjs,bjs para vcs.

    ResponderExcluir
  20. Du,
    Primeiramente me desculpe por ter demorado tanto pra chegar até aqui, só agora li o seu comentário. Obrigada pelo carinho e seja bem vinda no meu cantinho sempre!
    Só quem passa por isso sabe o que você está sentindo, eu não sei nem o que te dizer.
    Mas o que eu sei é que sua filha precisa de muito amor, carinho e diálogo de você, pois assim se sentirá segura e será bem resolvida e nada nem ninguém irá tirar a auto-estima dela.
    Ela é linda e tem mesmo que aprender desde cedo que infelizmente o mundo de hoje impõe um padrão de beleza impossível. Ensine pra ela que ter personalidade é mais louvável que ser magrela :)
    E personalidade ela parece ter, além de ter um rostinho super meigo!
    E essas "amigas" hein? Ainda bem que ela é inocente, pois se não ficaria traumatizada.
    Ser mãe é mesmo uma batalha, a gente quer proteger de tudo e de todos, mas não dá, o melhor é dar segurança e acreditar que eles saberão o que fazer :)
    Nossa, falei demais, ahahaha
    Bjs e um ótimo final de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  21. Oi, já fez bem em desabafar, alivia um pouco.
    Beijos é ótimo final de semana.
    Beijosssss
    @Brunamotablog
    Blog Woman Chic (http://wonanchic.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  22. Oi Du,
    Obrigada por ter postado o sorteio do "Gosto disto!" aqui. Voc~e já tem dois números no sorteio, que são 284 e 285. Se vc veio do blog da Anita, só pode ser gente boa!
    Boa sorte para vc.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Ola Du, é assim que todas a chamam. Estou te conhecendo hoje e de longe ja pude perceber a pessoa amorosa e doce que voce é. Uma mãe atenta e presente, por tudo isso, acho que voce não deve levar tão a sério as perseguições das outras crianças, o que voce faz em casa acho que ja é capaz de suprir todas essa maldades. Voce cuida da auto estima da Melissa, dá apoio, atenção e orientação. Aos poucos ela vai ser capaz de superar tudo isso, pq num mundo como o que vivemos hoje, onde o culto à beleza e à boa forma estão tão em voga, só fortalecendo nossa auto confiança ´e que conseguimos sobreviver, os padrões de estética são inatingiveis para a maioria das pessoas normais. Continue apoiando e motivando sua filha, amando incondicionalmente e demonstrando esse amor. Acho que isso vai bastar. Mostre a ela o valor do conteúdo, do coração, do valor intrinseco do ser humano, pelo que senti, voce conhece esses valores a fundo, ela vai entender rapidinho a familia maravilhosa que tem. Apareça sempre pra gente conversar. Desculpe se não pude ajudar, mas tentei dar uma luz pra voce. Bj

    ResponderExcluir
  24. Oi Du, ainda não achei uma festa de skate bem legal, assim que achar te mando.
    Bjs, bom fim de semana.
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Du, antes de mais nada vim te dizer um muito muito obrigado pelo apoio que vc me deu no dia que estava a ponto de fazer uma M no layout do blog, rs. Obrigada mesmo , tá?
    Agora vamos a Melissa, meu Deus , não deixe que nada afete a auto-estima de uma menina tão linda e com um sorriso tão carismático.
    Olha só, o meu filho mais novo era uma bolinha de forte até os 10 anos, era chamado de bambam aqui no condomíno, e hj faltando poucos meses pra fazer 15, é o mais alto da casa, já passou o irmão mais velho e o pai e está com 1,89 e mais parece um bicho pau de tão magro,rs... coitado agora o apelido dele é árvore, mas ele não tá nem aí, não da a menor confiança, e uma coisa que vc não pode esquecer é que infelizmente mesmo entre os baixinhos a coisa da disputa e da inveja já rola e isso pode ser o que se passa com essa menina "amiga" dela, as vezes assimilam isso tbem dos pais, enfim, não deixe que isso abale ela e não deixe de colocar ela no jazz não, porque essa coisa de dançar já vai ser uma boa tbem pra auto-estima dela, mas é lógico que se vc achar que a coisa está mto pesada na cabecinha dela, o jeito é apelar pra ajuda profissional que dará um jeito ótimo no lado emocional dela abalado, bjs e bom finde.

    ResponderExcluir
  26. Oi Du, imagino o que está passando, mesmo não sendo mãe, sempre convivi muito de perteito com crianças, já fui voluntária em creche, berçario..este assunto é muito complicado, triste demais..a Melissa é tão meiga, tão doce e linda. Talvez o caminho esteja no amor, no seu, no da familia, amigos..quanto mais ela se sentir segura e amada, mais ela terá forças para lidar com isso..que bom que você já identificou isso e que ela consegue falar sobre isso, já é meio caminho andado, sinaliza que ela quer sair dessa e que está disposta a receber ajuda..mais um ponto positivo..seria bacana a ajuda de um psicologo, já tentou? Vou torcer por vocês. Beijo no coração. Beijo enorme pra Melissa! Re

    ResponderExcluir
  27. Olá!Primeira vez que ando por aqui e vi este seu post.Em primeiro lugar, parabéns por abordar temas "nÃO cor-de-rosa".Comecei meu blog há pouco temo e hj estava pensando exatamente nisso.Algumas pessoas expõe uma vida só de alegrias, o q não acho errado, cada um fala do que quiser.Mas em alguns casos parece q a pessoa não tem problemas, né?
    Além disso me identifiquei pq minha filha de 5 anos tb é gordinha, e já está me incomodando o jeito de algumas pessoas se referirem a ela.Falam como se ela fosse surda ou não entendesse nada.Falam na terceira pessoa e bem alto.E olha q ela não é obesa tb, é linda e grandona igual a sua Melissa.Mas tem o agravante de a minha Bruna ter o colesterol alto (é genético, não é pelo peso...).
    Olha, sei q deve ser horrível ver sua filha amada chorando, mas tenta conversar sempre com ela, valorizar tudo de bom q ela tem (garanto q são muuuitas coisas, além do mais ela é linda!) e torcer para este tipo de criança crítica não cruzar o caminho dela.E chorar é normal, tb choro tanto qdo vejo meus filhos sofrerem...se pudéssemos defendê-los de tudo e todos seria maravilhoso.
    Beijinhos e parabéns pelo blog e pelos filhotes.
    Leticia.
    http://www.maricotaeapetrechos@blospot.com

    ResponderExcluir
  28. Du, obrigada pela visita, volte sempre!
    Em relação à auto-estima dos filhos, te digo uma coisa: é em casa que ela se constroi, por meio de elogios e de muito carinho. Tenho uma filha e o seu depoimento me sensibilizou muito. Quando a acordo, a primeira coisa que digo é o quanto a amo e o quanto ela é linda. Não há escudo melhor que esse. Beijo!
    Helena

    ResponderExcluir
  29. Dói, né?
    Mas, como você mesma disse, a Mel é um anjo.. ela vai encontrar a saída...
    Dá um beijo mega gigante nela por mim?
    Adoooooooooooooro vocês!

    ResponderExcluir