Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Para não dizer que não postei hoje.

Li este artigo na revista e vim compartilhar com vcs.
Beijos e boa semana.

Meu filho, você não merece nada
...
Há uma geração de classe média que estudou em bons colégios, é fluente em outras línguas, viajou para o exterior e teve acesso à cultura e à tecnologia. Uma geração que teve muito mais do que seus pais. Ao mesmo tempo, cresceu com a ilusão de que a vida é fácil. Ou que já nascem prontos – bastaria apenas que o mundo reconhecesse a sua genialidade. 


É como se os filhos nascessem e imediatamente os pais já se tornassem devedores. Para estes, frustrar os filhos é sinônimo de fracasso pessoal. Mas é possível uma vida sem frustrações? Não é importante que os filhos compreendam como parte do processo educativo duas premissas básicas do viver, a frustração e o esforço? Ou a falta e a busca, duas faces de um mesmo movimento? Existe alguém que viva sem se confrontar dia após dia com os limites tanto de sua condição humana como de suas capacidades individuais?

Nossa classe média parece desprezar o esforço. Prefere a genialidade. O valor está no dom, naquilo que já nasce pronto. Dizer que “fulano é esforçado” é quase uma ofensa. Ter de dar duro para conquistar algo parece já vir assinalado com o carimbo de perdedor. Bacana é o cara que não estudou, passou a noite na balada e foi aprovado no vestibular de Medicina. Este atesta a excelência dos genes de seus pais. Esforçar-se é, no máximo, coisa para os filhos da classe C, que ainda precisam assegurar seu lugar no país.
...
Elaine Brum
Jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo).
E-mail: elianebrum@uol.com.br
Twitter: @brumelianebrum

14 comentários:

  1. Muito bom texto Du.
    As crianças hoje não se esforçam por mais nada mesmo. Querem tudo pronto, tudo na mão sou professora e sei como é isso. Elas não sabem estudar.
    Se permitir vou copiar para ler em reunião de pais.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Hoje em dia tudo mudou acho que a facilidade em "ter"e poder facilita muito...sendo assim eles não precisam conquistar nada...se torna tudo muito fácil! Uma pena!

    Bjss e um maravilhoso final de semana!

    http://toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Du,
    Adoro os textos da Elaine Brum.Ela posta textos uma vez por semana na Revista Época, e venho acompanhando o trabalho dela que é muito legal, escreve artigos sobre comportamento e relacionamento uma vez por semana!
    Muito boa a escolha!Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto, é pra refletir...Obrigada pela visita, apareça sempre, me deixa feliz!!!!Abraço. Maria Alice

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto!
    Muito bom você ter dividido conosco.
    A juventude anda sem rumo, aprenderam errado como encarar a vida. Mas nem vejo os pais como culpados,nem sei se há culpados de fato.
    Só sei que é triste ver como as coisas estão caminhando.

    ResponderExcluir
  6. Ai Duuuuu...eu li também..passei dias pensando...dá um chacoalhão na gente né? Como vc tá amiga? Saudades muitas! Vou pra SP dia 20 e volto dia 22 será que rola pelo menos um chazinho? Beijos enooormes pros 3!

    ResponderExcluir
  7. Oi Du,
    adorei o texto. Bom para pensar e refletir.

    Voltei de viagem de férias e estou aproveitando para visitar os blogs amigos e retribuir os comentários. Depois vou contar da viagem lá no blog.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Du, passei pra avisar que já estão disponíveis banners do Coisinhas*Outras! Dê uma espiada e escolha o seu!
    http://coisinhasoutras.blogspot.com/2011/08/banners-do-coisinhasoutras.html

    ResponderExcluir
  9. OiDu,
    esse texto está rolando direto a net. Depois que o li aqui, já recebi do meu pai, da minha mãe, das minhas irmãs e amigas.

    Estou sentindo saudades de vocês.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amada, linda, queridaaaaaa! Ainnn que saudade!!! Duuuuu, desculpe a demora em passar por aqui, estive mega atucanada com o lance do editorial e pra piorar estou com a maior gripe. Quero te agradecer de coração pelo comentário mega lindo que me deixou sobre o editorial Another Angle, é o primeiro fotografado por mim, não tem idéia de como foi importante pra mim seu recadinho. Muito, muito obrigada! Beijos enoormes pra vocês, meus amores. Ah, a segunda parte do editorial acaba de ir ao ar, se quiser ver...; )

    ResponderExcluir
  11. AMIGA COMO É DIFÍCIL EDUCAR OS FILHOS NÉ? TAREFINHA COMPLICADA. BELO TEXTO!
    VIM TAMBÉM PEDIR SEU VOTO PARA UM CONCURSO QUE SOU FINALISTA , ESTOU UNS 15 VOTOS ATRÁS E SE CONSEGUIR ALGUNS VOTINHOS PRA MIM FICAREI GRATA, SÓ IR NO LINK QUE VOU DEIXAR ABAIXO ESCOLHER MEU NOME - FLAVIA- E VOTAR, O LINK É
    http://fadinhadaarte.blogspot.com/
    UM FIM DE SEMANA ABENÇOADO. BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  12. Texto ótimo, boa escolha.....bjks....Gil

    ResponderExcluir
  13. Texto destruidor e verdadeiro.

    As pessoas sentem vergonha em serem taxadas de esforçadas. O legal é não estudar e tirar uma nota medíocre (de mediano).

    Vejo esse pensamento também não só nos alunos, mas dos pais também. Já vi muita mãe orgulhosa dizendo ''meu filho é inteligente, só que ele não estuda, rsrsr''.

    O bacana é dar apenas uma lida meia hora antes da prova com o facebook e o msn aberto. Vc é visto como ''descolado'', ''cool'' e ''moderno''.

    Quanto menos esforço, mais reconhecimento. Como diria meu ''mestre'' professor de Matemática: ''Tem fulano que precisa estudar, agora tem fulano que já nasceu com o dom''.

    ResponderExcluir